CPI do MST cancela depoimento de Rui Costa após despacho de Lira

O depoimento do ministro Rui Costa (PT), da Casa Civil, que estava previsto para ocorrer nesta quarta-feira, 9, no âmbito da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga ocupações do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), foi cancelado, após despacho emitido pelo deputado federal Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados.

No despacho, Lira ordena o cancelamento da convocação de Rui Costa, acatando os argumentos do deputado federal Nilto Tatto (PT-SP), de que um ministro não poderia ser convocado por uma CPI sem um “fato determinado” que motivasse a chamada.

Segundo Tatto, não há uma ligação clara entre a atuação de Rui Costa na Casa Civil do governo federal e as ocupações realizadas pelo MST nos interiores do Brasil. Sendo assim, a CPI não teria competência para convocar o ministro.

“No caso em tela, não se demonstrou no requerimento a conexão entre as atribuições do Ministro da Casa Civil da Presidência da República e os fatos investigados pela CPI sobre o MST”, afirmou Lira, no despacho publicado no Diário Oficial da Câmara dos Deputados nesta quarta.

Na terça-feira, 8, Rui Costa esteve reunido na Esplanada dos Ministérios com lideranças da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Related posts

Encontro do Mandato apresenta balanço de 2025 e consolida Leo Prates como deputado baiano mais atuante na Câmara

Prefeitura sanciona lei que inclui Festa de Olojá no calendário oficial de Salvador

Ame Pirajá realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho