Contador baiano é nomeado diretor do Banco Central

Ailton Santos, contador baiano, natural de Jequié, no sudoeste do estado, foi nomeado como diretor Banco Central do Brasil (BC). A oficialização dos nomes de Santos e do economista Gabriel Galípolo na diretoria da instituição foram publicadas na edição desta sexta-feira (7) no Diário Oficial da União.

Na terça-feira (4), o Senado Federal deu sua aprovação para os nomes de Santos e Galípolo, depois de uma sessão de sabatina. O baiano liderará a Diretoria de Fiscalização, ao passo que o economista assumirá o cargo de diretor de Política Monetária.

Santos, que já era auditor-chefe do BC, torna-se o primeiro negro em 58 anos a ocupar um cargo de diretoria na instituição. Gabriel Galípolo, por sua vez, já foi o “número 2” do Ministério da Fazenda durante o governo Lula, sendo considerado o braço direito do ministro Fernando Haddad.

Desde a implementação da lei em 2021, que garantiu autonomia ao Banco Central, tanto o presidente quanto os diretores da instituição têm um mandato fixo de quatro anos.

No caso específico de Roberto Campos Neto, o atual presidente, seu mandato se estende até 2024. Galípolo é considerado um dos possíveis candidatos para sucedê-lo.

Related posts

Jerônimo Rodrigues determina investigação para identificar suspeitos de matar trabalhadores em Salvador

Aliados de Lula criticam Jaques Wagner por acordo sobre dosimetria

Câmara de Salvador irá devolver mais de R$ 50 milhões ao município, diz Muniz