Comentaristas brigam sobre eleições na França ao vivo

Os comentaristas da GloboNews, Guga Chacra e Demétrio Magnoli exaltaram os animos durante o programa “Em Pauta”, na noite da segunda-feira, 1. A discussão ao vivo envolveu os comentários dos dois discordaram sobre o momento político que vive a França e discutiram ao vivo. O apresentador, Marcelo Cosme, precisou colocar ordem na situação.

O bate-boca começou quando a bancada comentava o posicionamento político de Marine Le Pen, que venceu o primeiro turno da disputa eleitoral no país. No programa, Demétrio afirmou que não considerava Le Pen como extrema-direita, o que gerou a revolta de Chacra.

“Eu já desisti de entrar nessa questão da extrema direita. Ela (Marine Le Pen) é extrema direita. Eu prefiro ficar com o Le Monde, com a The Economist, New York Times, Washington Post, com quase toda a imprensa mundial. Porque eu tenho orgulho de ser jornalista, cientista político, enfim”, começou Guga Chacra.

O comentarista da GloboNews seguiu com sua crítica. “Eu sempre sigo nessa linha porque é assim que ela é descrita, inclusive, na França. Normalizar uma islamofobia, xenófoba e racista contra árabes é muito grave. A direita tradicional não prega essas coisas. A direita tradicional é o conservadorismo tradicional e não um discurso de ódio”, completou.

Com as falas de Chacra, Demétrio não ficou calado e rebateu. “Então, nós podemos fazer uma opção. Nós podemos demonstrar indignação moral. E uma outra opção é a gente explicar para as pessoas o que está acontecendo. Indignação moral é colocar um rótulo”, disse.

Demétrio foi interrompido pelo colega de emissora, que, claramente revoltado, afirmou que o discurso de ódio estava sendo normalizado. “Estão normalizando a extrema-direita. Isso é o que está acontecendo, Demétrio”, disparou o jornalista.

Magnoli ainda tentou seguir com sua linha de raciocínio, mas não conseguiu. “Não, agora eu estou respondendo, Guga. Espera um pouquinho. Ela (Marine) foi de extrema-direita…”, tentou prosseguir o comentarista, até ser interrompido novamente. “Mas você corta a Flávia [Oliveira] o tempo todo. Eu não posso falar?”, disparou Guga.

Related posts

Encontro do Mandato apresenta balanço de 2025 e consolida Leo Prates como deputado baiano mais atuante na Câmara

Prefeitura sanciona lei que inclui Festa de Olojá no calendário oficial de Salvador

Ame Pirajá realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho