Câmara vota projeto que pode suspender mandato de deputados “brigões”

A Câmara dos Deputados deve votar nesta quarta-feira, 12, o projeto que agiliza punições contra parlamentares que quebrarem as normas do Código de Ética. A sessão, que está marcada para às 16h, altera o regimento interno da Casa. As informações são da CNN.

A proposta, que foi assinada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), permite que a Mesa da Casa suspenda cautelarmente o exercício do mandato de parlamentares que quebrarem o Código de Ética. Na prática, a suspensão deixaria o deputado sem salário, sem verba de gabinete e sem gabinete, segundo Lira.

Mesmo com a aprovação da urgência, com o apoio de 302 deputados; 142 foram contra, a medida tem sofrido duras críticas de deputados de vários espectros políticos, pois alguns acreditam que o projeto aumenta muito os poderes da Mesa Diretora, principalmente em mandatos eletivos.

O texto foi colocado em pauta depois de vários episódios de confusão entre os parlamentares. O objetivo do projeto é acelerar as punições, e não precisar esperar todo o processo tradicional no Conselho de Ética, que pode levar meses.

Por conta da urgência, os deputados poderão analisar o texto diretamente no plenário, sem que a matéria passe por comissões temáticas.

Hoje, a Mesa Diretora da Câmara não tem o poder de suspender mandatos de forma cautelar.

Além de Lira, assinam o projeto os demais membros da Mesa Diretora da Câmara: Marcos Pereira (Republicanos-SP), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Luciano Bivar (União-PE), Maria do Rosário (PT-RS), Júlio César (PSD-PI) e Lúcio Mosquini (MDB-RO).

A suspensão determinada pela Mesa será imediatamente comunicada ao Conselho de Ética da Câmara, que decidirá, em até 15 dias, se mantém ou não a medida. A decisão do Conselho caberá recurso ao plenário no prazo de cinco sessões.

Related posts

Cardeal da Silva celebra 63 anos com grandes nomes da música neste final de semana

Servo corta trecho: Mesmo durante o recesso parlamentar, Samuel Júnior cruza a Bahia para ouvir lideranças e comunidades

Luciano Pinheiro parabeniza Lauro de Freitas e destaca importância do município para a Bahia