Câmara aprova PL que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional

O projeto de lei que determina o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, como feriado nacional, foi aprovado na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 29. A proposição foi deliberada por 286 votos a favor e 121 contrários.

Durante o debate na semana passada, os parlamentares aprovaram o requerimento de urgência que permitiu a tramitação célere da matéria na Casa Legislativa, sem a necessidade de ser discutida nas comissões.

A proposição foi lançada pela bancada negra da Casa e encaminhada para o presidente Arthur Lira (PP-AL). Como o projeto já passou pelo Senado, ele segue para sanção presidencial.

Nas redes sociais, a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) comemorou a medida.

“Acabamos de aprovar na Câmara, nesse final do Novembro Negro, o PL que declara o Dia da Consciência Negra como feriado nacional. Desde sua concepção, por nós e para nós, essa é uma data de luta, de memória e de celebração do nosso povo, nossa história, nossa cultura, nossa vida e nossa força”, celebrou.

Apesar de Salvador ser considerada a capital mais negra fora da África, a data não é celebrada como feriado na cidade. O presidente da Câmara da capital baiana, Carlos Muniz (PSDB) defendeu a inclusão da data no calendário no município.

Related posts

Encontro do Mandato apresenta balanço de 2025 e consolida Leo Prates como deputado baiano mais atuante na Câmara

Prefeitura sanciona lei que inclui Festa de Olojá no calendário oficial de Salvador

Ame Pirajá realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho