Bolsonaro diz em vídeo que atos de 16/3 são por fora Lula ‘em 2026’ e por ‘anistia já’

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) gravou vídeo no qual chama apoiadores para atos que serão realizados em 16 de março no Rio de Janeiro e em diversas cidades do país. O principal mote das manifestações será “fora Lula em 2026” e “anistia já”.

“Olá, amigos! No próximo 16 de março, domingo, manifestações por todo o Brasil. Eu, Silas Malafaia e outras lideranças estaremos em Copacabana, no Rio de Janeiro. A nossa pauta [é] liberdade de expressão, segurança, custo de vida, fora Lula [nas eleições de] 2026 e anistia já”, diz Bolsonaro no vídeo.

E segue: “Eu peço a você, que vai participar em outros municípios, procure saber qual é a pauta e quem estará organizando esse momento. Uma boa sorte a todos e até lá, se Deus quiser”. A peça termina com uma imagem da bandeira brasileira ao som do hino nacional.

A mensagem começou a ser espalhada por aliados nesta segunda-feira (17).

Ao contrário do que líderes e parlamentares bolsonaristas como o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) estavam pregando, a pauta dos protestos não será a saída de Lula da Presidência antes do término de seu mandato.

Bolsonaro quer priorizar a defesa de anistia para os presos do 8 de Janeiro.

O raciocínio é que um eventual impeachment, ainda que hoje seja bastante improvável, poderia dar a chance ao atual vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), de reorganizar a base aliada com apoio do centrão.

Por isso, o ex-presidente irá na manifestação da capital fluminense, organizado por Silas Malafaia, em vez de comparecer ao ato na avenida Paulista, que tem Carla Zambelli (PL-SP) como uma das divulgadoras. Ela é uma das parlamentares da direita que vem defendendo o afastamento de Lula.

Related posts

Alcolumbre pede ao STF que número de deputados seja mantido em 2026

Lula veta trechos da lei que reduz tempo de punição para políticos cassados

Deputado denuncia partido de esquerda por ato que celebra ataque do Hamas a Israel: “Apologia ao terrorismo”