Os deputados federal Capitão Alden (PL-BA) e estadual Diego Castro (PL-BA) usaram as redes sociais para convocar a militância bolsonarista a participar de dois manifestações.
Os dois atos têm como pautas a anistia aos condenados por envolvimentos nos atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília, e pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), alvo de um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF), por liderar um plano para dar um golpe de Estado após a eleição em 2022.
A primeira manifestação está marcada para acontecer no próximo domingo (27), no Farol da Barra, em Salvador. O segundo ato está previsto para o dia 3 de agosto, no final de semana seguinte, no mesmo local, como parte da mobilização nacional a favor de Bolsonaro.
Antes destas duas manifestações, um buzinaço foi realizado no último domingo (20), em Salvador. O ato esvaziado aconteceu dois dias após uma operação da Policia Federal contra na casa de Bolsonaro, ocorrida na última sexta-feira (18).
Segundo a PF, o ex-presidente teria incentivado articulações junto ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para impor sanções ao Brasil em razão das investigações sobre a tentativa de golpe de Estado, na qual ele é réu.