Bloqueio do X no Brasil: 1ª Turma do STF tem maioria e mantém decisão

A primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta segunda-feira, 2, o julgamento da decisão do ministro Alexandre de Moraes de suspender o X (antigo Twitter) em todo o país. O colegiado formou maioria para manter decisão do ministro, mas ainda precisam se manifestar no julgamento os ministros Cármen Lúcia e Luiz Fux.

De acordo com a CNN Brasil, os ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin acompanharam o relator em seu voto.

Moraes convocou a análise do caso no domingo, 1º. Ele poderia ter levado a decisão para o plenário da Corte, com os onze ministros, mas optou pela 1ª turma.

Suspensão

Alexandre de Moraes determinou a suspensão imediata do X em todo o Brasil na sexta-feira. A medida é válida até que a plataforma cumpra todas as decisões impostas pelo STF, além do pagamento de multas que já somam R$ 18,3 milhões. A corte determinou ainda que a empresa, de propriedade do bilionário Elon Musk, indique um representante no país, o que ainda não foi feito.

Intimada da decisão, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou ao STF no sábado, 31, que todos os provedores de internet foram comunicados sobre o bloqueio do X.

O bloqueio da plataforma começou ainda na madrugada do sábado, 31. A suspensão tem sido implementada de forma progressiva desde então.

Related posts

Encontro do Mandato apresenta balanço de 2025 e consolida Leo Prates como deputado baiano mais atuante na Câmara

Prefeitura sanciona lei que inclui Festa de Olojá no calendário oficial de Salvador

Ame Pirajá realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho