Barroso defende semipresidencialismo e voto distrital: ‘Acho que vale a experiência’

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, participou de um evento institucional em Campinas (SP), na última segunda-feira (17), e saiu em defesa do voto distrital misto para eleições legislativas e do semipresidencialismo. As informações são do portal Uol.

“Uma das dificuldades do direito é que você não pode testar em laboratório como se testa um medicamento, mas eu acho que vale a experiência e acho que pode trazer bons frutos para o país”, afirmou Barroso.
Uma pesquisa da AtlasIntel revelou que 71% da população se opõe à substituição do atual regime presidencialista pelo modelo semipresidencialista. No semipresidencialismo, o presidente é o Chefe de Estado. Um representante escolhido pelo Congresso Nacional exerce a função de Chefe de Governo com maior poder em questões orçamentárias.

Em relação à proposta do voto distrital, os Estados e municípios seriam divididos em distritos. Metade dos parlamentares seria eleita pelo voto majoritário, ou seja, os mais votados de cada região vencem.

“É um modelo que eu considero ideal porque permite que o eleitor saiba, efetivamente, quem o representa. Eu acho que o voto distrital misto, eu vou explicar aqui agora, ele tem uma dimensão da proporcionalidade, de representação política, mas assegura que o eleitor saiba quem o representa e acho que isso vai diminuir esse distanciamento entre a política e a sociedade civil”, disse.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, disse que vai criar comissão especial para discutir o projeto 9.212/17, que propõe a implementação do voto distrital misto nas eleições proporcionais, já aprovado pelo Senado.

Related posts

Novo conselheiro Otto Filho toma posse no TCE-BA

Homem é preso suspeito de envolvimento nas mortes de vereador e de assessor em Santo Amaro

Moraes ligou 6 vezes em um dia para Galípolo sobre Master, diz jornal; ministro nega telefonemas