Bacelar diz que direita brasileira discrimina a escola pública

O deputado federal Bacelar (PV-BA) afirmou que a direita brasileira nunca investiu na escola pública. A declaração foi feira durante o lançamento do programa “Férias na Escola com mais Sabor e Saber”, realizado na última quarta-feira (10).

Ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT), o parlamentar relembrou que os filhos dos trabalhadores foram, historicamente, negligenciados por 500 anos e que o cenário só começou a apresentar melhorias significativas durante a gestão, do então presidente, Fernando Henrique Cardoso. Ele enfatizou ainda que a consolidação da valorização da educação pública aconteceu durante os mandatos de Lula e Dilma Rousseff.

“Durante a gestão de FHC e nos subsequentes governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma, o país testemunhou importantes avanços na educação Pública, marcando uma mudança positiva após séculos de descaso” afirmou.

O deputado fez questão de destacar as benfeitorias realizadas nesse período ao enfatizar a implementação de políticas, investimentos e ações que fortaleceram e democratizaram a educação no país. Entre eles, a expansão do acesso à educação, a criação de programas de incentivo ao ensino, a valorização do magistério, e a ampliação da infraestrutura escolar.

Para ele, Lula buscou a expansão do ensino em tempo integral nas escolas públicas, proporcionando aos alunos uma formação mais completa e abrangente. Essa iniciativa tinha como objetivo não apenas aprimorar o aprendizado acadêmico, mas também oferecer atividades extracurriculares enriquecedoras.

O parlamentar lembrou ainda do Programa Universidade Para Todos, a criação do Fies e políticas de ações afirmativas que incluíam cotas raciais e sociais em instituições de ensino superior. Para ele, as medidas têm como objetivo reduzir as disparidades históricas e proporcionar oportunidades iguais para todos os brasileiros.

“Essas são apenas algumas das muitas iniciativas desenvolvidas pelo Partido dos Trabalhadores no âmbito da Educação. O legado de Lula nesse setor é marcado por um esforço contínuo para superar desafios históricos e promover uma educação mais inclusiva, acessível e de qualidade para todos os brasileiros” elogiou.

Bacelar enfatizou que a educação é um pilar fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária e conclamou seus colegas parlamentares e a sociedade como um todo a continuar investindo na educação como meio de promover o desenvolvimento social e econômico do país.

“O programa ‘Férias na Escola: Com mais Cor e Sabor’ é mais uma iniciativa que se insere nesse contexto, buscando proporcionar uma experiência educacional mais rica e envolvente para os estudantes baianos. Jerônimo reconhece a importância de programas inovadores que visam tornar o ambiente escolar mais atrativo, promovendo o aprendizado de forma lúdica e estimulante” elogiou.

Na avaliação do governador, a fala de Bacelar reflete não apenas seu comprometimento com a educação pública, mas também a necessidade de reconhecimento da trajetória positiva que o setor experimentou nos últimos anos, após séculos de desafios e negligência.

Related posts

Encontro do Mandato apresenta balanço de 2025 e consolida Leo Prates como deputado baiano mais atuante na Câmara

Prefeitura sanciona lei que inclui Festa de Olojá no calendário oficial de Salvador

Ame Pirajá realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho