Atlas/A TARDE: Aprovação de Lula sobe para 51,7% dos brasileiros

A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente do governo federal entre os brasileiros é de 51,7%, conforme apontado pelo novo resultado da Pesquisa AtlasIntel, parceira de A TARDE, divulgada nesta terça-feira, 6.

O resultado subiu dois pontos percentuais em relação ao último levantamento, em novembro (49,6%), que marca a série temporal de pesquisas do instituto. A desaprovação do governo caiu para 42,8%, ante 47,3% em novembro. Essa é a primeira amostragem da pesquisa para o ano de 2024.

Na avaliação dos entrevistados, Lula tem um governo ótimo/bom apontado por 42,2%, ante 39,1% de ruim/péssimo. Outros 15,9% consideram a gestão do petista como regular. No último resultado, ruim/péssimo superava a avaliação ótima/boa.

O presidente Lula também lidera o levantamento quando o assunto é a imagem de líderes políticos. O petista tem avaliação positiva de 51% dos entrevistados, um crescimento de seis pontos em relação à última amostragem.

Na avaliação do CEO da AtlasIntel, Andrei Roman, o resultado mostra uma melhora na avaliação do governo. Ele destaca ainda a queda no número da reprovação em relação a também queda da avaliação de ruim/péssimo.

“[O resultado] Mostra uma leve melhora na aprovação geral do governo, a taxa de aprovação subiu quase 3 pontos percentuais ou um pouco mais de 2% em relação à última divulgação em novembro. Essa é uma pesquisa bimensal, ela corresponde aos últimos dias de janeiro. Essa é a primeira pesquisa Atlas de aprovação do governo para 2024″, disse Roman ao Portal A TARDE.

“A melhora está mais pronunciada ainda quando a gente vê a taxa de ruim e péssimo do governo que caiu mais do que a taxa de desaprovação e isso se dá no contexto de uma melhora das percepções sobre a economia e principalmente no contexto de maior otimismo como a recuperação econômica”, afirma o CEO do instituto.

O instituto AtlasIntel entrevistou 7.405 eleitores brasileiros, através de recrutamento digital aleatório, entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2024. A margem de erro do levantamento é de 1 ponto percentual para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

AtlasIntel/A TARDE

O Instituto AtlasIntel foi o único a apontar tanto a virada como a vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil), nas eleições de 2022. No cenário internacional cravou os resultados do primeiro e segundo turnos na Argentina e acertou nos cenários das eleições presidenciais da Colômbia em 2022 e nos Estados Unidos em 2020.

Related posts

Encontro do Mandato apresenta balanço de 2025 e consolida Leo Prates como deputado baiano mais atuante na Câmara

Prefeitura sanciona lei que inclui Festa de Olojá no calendário oficial de Salvador

Ame Pirajá realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho