Assembleia de SP aprova privatização da Sabesp em meio à tumulto

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, nesta quarta-feira (6), o projeto que propõe a privatização da Sabesp. A votação foi marcada por um cenário tenso, com confrontos entre a Polícia Militar e manifestantes, resultando no abandono da sessão por parte dos deputados da oposição.

O texto foi aprovado com 53 votos favoráveis e apenas 1 voto contrário, alcançando a maioria simples dos presentes, requisito para sua aprovação.

Durante a sessão, a Polícia Militar utilizou spray de pimenta dentro do plenário, aumentando a tensão que já se fazia presente. Os deputados da oposição, incluindo representantes do PT, PC do B, PSOL e PSB, deixaram o plenário em meio ao confronto.

A privatização da Sabesp é uma prioridade na gestão de Tarcísio de Freitas e representa um triunfo simbólico para o governador. No entanto, para sua concretização, o projeto ainda necessita do aval da Câmara Municipal de São Paulo.

A mudança no controle acionário da Sabesp, uma das maiores empresas de saneamento básico do mundo, já enfrenta ações na Justiça paulista. Após a aprovação, deputados contrários à privatização anunciaram que irão recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Related posts

Encontro do Mandato apresenta balanço de 2025 e consolida Leo Prates como deputado baiano mais atuante na Câmara

Prefeitura sanciona lei que inclui Festa de Olojá no calendário oficial de Salvador

Ame Pirajá realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho