‘Arrogante e preconceituosa’, diz prefeito de Belém sobre fala de primeiro-ministro alemão

Belém (PA), 07/11/2025 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (d) recebe o primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz (e). Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), disse nesta segunda-feira (17) que o primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz, fez uma fala “infeliz, arrogante e preconceituosa” sobre a cidade, após passagem por Belém para a Cúpula dos Líderes que antecedeu a COP30, a conferência do clima da ONU.

Merz esteve em Belém no dia 7, fez uma reunião bilateral com o presidente Lula (PT) e prometeu que a Alemanha fará aporte ao TFFF (Fundo Florestas Tropicais para Sempre), iniciativa do Brasil para remunerar a preservação de florestas tropicais, como a amazônia. O primeiro-ministro, porém, não disse o valor que seu país pretende aportar no fundo.

De volta à Alemanha, em discurso no Congresso Alemão do Comércio, a autoridade do país comparou a nação com o Brasil.

“Senhoras e senhores, nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão”, disse o primeiro-ministro.

“Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, na noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos”, completou.

Normando publicou um vídeo nas redes sociais em que apontou a fala do primeiro-ministro como preconceituosa.

“A fala dele não representa o que a população do mundo inteiro tem achado da nossa cidade”, disse o prefeito. “Por onde a gente anda, tem muita gente encantada com Belém, com as belezas naturais, sua gastronomia e sua história.”

Normando afirmou que a amazônia “ajudou o mundo inteiro a respirar” e que é preciso ter “empatia” com o povo da floresta, no sentido de ajudar as populações amazônicas a se desenvolverem “com equilíbrio e sustentabilidade”.

“Enquanto você vem com sua arrogância, nós vamos oferecer o nosso calor humano. Cada um dá o que tem”, disse o prefeito.

A COP30 teve início no dia 10 e o término está previsto para a próxima sexta (21).

Related posts

Em entrevista, Milei diz apoiar família Bolsonaro para as eleições de 2026

Unidade gerida pelo IGH está entre os 100 melhores hospitais públicos do Brasil, aponta levantamento nacional

Ação oferta vacina V10 na Prefeitura-Bairro de Itapuã na próxima semana