Após rompimento com Ciro, Cid Gomes se filia ao PSB

O senador Cid Gomes se filiou na manhã deste domingo, 4, ao PSB, após o rompimento da aliança com o seu irmão, Ciro Gomes (PDT), ex-governador e ex-ministro. O ato aconteceu em Fortaleza e contou com nomes ligados ao presidente Lula (PT), a exemplo do vice, Geraldo Alckmin, do ministro do Empreendedorismo, Márcio França, ambos do PSB, e da secretária-executiva do MEC, Izolda Cela, que também se filiou à legenda.

Com a ida de Cid a sigla, deputados estaduais e federais aliados ao ex-pedetista devem migrar para o partido, dando ainda mais musculatura aos socialistas e esvaziando o PDT, principalmente no Ceará, onde o partido tem maior força. A filiação dos parlamentares, no entanto, ainda depende da liberação da Justiça Eleitoral. Caso tenham o aval, os políticos podem agregar o PSB em abril.

Durante o ato, Cid subiu ao palco de mãos dadas e erguidas com o ministro Camilo Santana (Educação), que governou o Ceará entre 2015 e 2022. Ao iniciar seu discurso, chamou Camilo de irmão: “Eu queria evitar expressão familiar, mas eu vou dizer: meu caro irmão Camilo Santana”, afirmou Cid, ao cumprimentar o ministro.

Essa será a primeira vez que Cid e Ciro vão militar em partidos diferentes desde a filiação de ambos ao MDB em 1983. Desde então, os irmãos passaram por PSDB, PPS, PSB, Pros e PDT.

Related posts

Encontro do Mandato apresenta balanço de 2025 e consolida Leo Prates como deputado baiano mais atuante na Câmara

Prefeitura sanciona lei que inclui Festa de Olojá no calendário oficial de Salvador

Ame Pirajá realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho