Após fuga para os EUA, Ramagem entra na lista de procurados e extradição é considerada improvável

A ordem de prisão do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) foi incluída no Banco Nacional de Mandados de Prisão após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Ramagem, condenado por participação no chamado “núcleo crucial” da tentativa de golpe, deixou o Brasil rumo aos Estados Unidos para evitar o cumprimento da pena e agora é considerado foragido. A Polícia Federal foi orientada a tomar as providências necessárias. A informação é do jornal O Globo.

Para que Ramagem seja extraditado, o STF precisa encaminhar o pedido ao Ministério da Justiça, que então o enviará às autoridades americanas. Especialistas explicam, porém, que a extradição é improvável. Isso porque o tratado entre Brasil e EUA, datado de 1965, prevê uma lista limitada de crimes passíveis de extradição — e os delitos pelos quais Ramagem foi condenado, criados em 2021, não constam nessa relação.

Caso o nome do deputado seja incluído na lista da Interpol, ele deverá permanecer restrito ao território americano. A inclusão dificultaria sua saída dos Estados Unidos, já que outros países estariam autorizados a detê-lo com base no mandado internacional, ainda que a extradição aos EUA seja considerada improvável.

Related posts

Motta isola PT e PL e organiza bloco com 275 deputados, a maioria da Câmara

Bahia pode ter dia exclusivo para celebrar orgulho heterossexual

Alcolumbre e Motta não vão à cerimônia de Lula de sanção do Imposto de Renda e escalam crise