Alba aprova PL que proíbe uso de pistolas de água no Carnaval

Foi aprovado na tarde desta quarta-feira (24) o projeto de lei que proíbe o uso de “pistolas de água” e congêneres, durante e festas de rua na Bahia. Agora, o PL será encaminhado para sanção do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

De autoria da deputada Olívia Santana, o projeto foi sugerido após uma mulher ser encurralada e agredida por integrantes do bloco “As Muquiranas”, que costumam usar o objeto no desfile do trio.

A parlamentar ressaltou que o PL é a forma da Alba contribuir com a paz no carnaval e nas festas de rua. “A retirada desse artefato do carnaval e das festas de rua vai ser muito importante para a gente garantir o conforto e a segurança das mulheres, durante as festas. As mulheres têm o direito de ir e vir, garantindo a sua integridade física e psicológica. Sem bullying e sem violência contra a mulher”, disse Olívia.

Um vídeo do Carnaval deste ano mostra uma mulher sendo encurralada por vários associados do bloco As Muquiranas, que não a deixavam sair da roda formada por eles.

A mulher foi empurrada e jogada para cada um que formava a roda. Além disso, os homens jogavam água nela com as armas de brinquedo, ação que já é criticada há muito tempo. A situação só foi estabelecida quando a Guarda Municipal apareceu e desmontou o circulo que formava o assédio.

O vídeo viralizou nas redes sociais e muitas mulheres retomaram com o pedido para acabar com o bloco, movimento esse que já vem sendo mobilizado há alguns anos, desde antes da pandemia. Na época, o Ministério Público pediu pela investigação dos foliões.

Related posts

Jerônimo Rodrigues determina investigação para identificar suspeitos de matar trabalhadores em Salvador

Aliados de Lula criticam Jaques Wagner por acordo sobre dosimetria

Câmara de Salvador irá devolver mais de R$ 50 milhões ao município, diz Muniz