AL-BA aprova urgência do PL dos precatórios dos professores e do pedido de empréstimo

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou, nesta segunda-feira (21), a urgência dos projetos de lei que preveem o pagamento dos precatórios dos professores e do pedido de empréstimo do governador Jerônimo. A tarde foi marcada por articulação nos bastidores da Casa, a sessão plenária chegou a ser interrompida por 30 minutos para que o governo elaborasse um novo projeto, referente aos precatórios, e enviasse ainda nesta tarde.

Em meio a dificuldade da base em concluir a matéria, diversas manobras foram executadas. Dentre eles, a aprovação de um requerimento para extensão da sessão em 600 minutos, já que o projeto novo só chegou na mesa às 17h42 e não daria tempo de votar a questão até 18h, quando regimentalmente deve-se encerrar a ordem do dia.

A matéria é alvo de discussão já que o governo não adicionou ao pagamento da segunda parcela dos precatórios a correção de juros, o que é um dos pedidos da classe. “O indicativo da Procuradoria do Estado é que não pague os juros aos professores. A decisão é jurídica, não política, e o que faremos é cumprir com o entendimento judicial”, disse ao Metro1, a líder do PT na AL-BA, Fátima Nunes.

A aprovação da urgência faz com que a questão tenha que ser votada em até 72h, o que evita que a paralisação dos professores se estenda já que o grupo não retornará à sala de aula até que seja aprovado o pagamento.

Pedido de empréstimo

Dentre as discussões que foram feitas para segurar a sessão até que fosse enviado o projeto dos professores, a AL-BA ainda avaliou o PL número 25.025/23. Esse é um dos pedidos de empréstimos enviados, autorizando o governo a contratar operações de crédito externo e de crédito interno junto à Caixa, com a garantia da União, até o montante de R$400 milhões no âmbito do programa de infraestrutura e saneamento (FINISA).

De acordo com o governo, a prioridade é nas construções voltadas à mobilidade urbana, infraestrutura urbana e infraestrutura viária. A oposição e Hilton Coelho (PSOL) votaram contra ambos os requerimentos de urgência do projeto.

Related posts

Cardeal da Silva celebra 63 anos com grandes nomes da música neste final de semana

Servo corta trecho: Mesmo durante o recesso parlamentar, Samuel Júnior cruza a Bahia para ouvir lideranças e comunidades

Luciano Pinheiro parabeniza Lauro de Freitas e destaca importância do município para a Bahia