Adolfo Menezes critica afastamento da presidência da AL-BA

O deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) afirmou duramente que a decisão do Supremo Tribunal Federal de afastá-da presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) é um “absurdo”. A medida foi tomada pelo ministro Gilmar Mendes, atendendo a um pedido do também deputado estadual Hilton Coelho (PSOL).

O relator considerou que a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia que manteve a recondução de Menezes ao cargo, que cumpre um terceiro mandato na presidência da Assembleia, violou o entendimento firmado pelo STF sobre a reeleição para as Mesas Diretoras do Poder Legislativo estadual. Para Menezes, a decisão interfere na autonomia do estado e ocorre devido à inércia do Congresso Nacional em legislar sobre o tema.

O parlamentar ressaltou, em entrevista para a Tribuna da Bahia, que a Mesa Diretora para o biênio 2025-2027 foi eleita como uma “chapa só” e que isso credencia a deputada Ivana Bastos (PSD) a permanecer no cargo sem necessidade de novo pleito. O deputado ainda argumenou que a medida é absurda porque os estados deveriam atuar de forma independente em relação ao Supremo.

Related posts

Cardeal da Silva celebra 63 anos com grandes nomes da música neste final de semana

Servo corta trecho: Mesmo durante o recesso parlamentar, Samuel Júnior cruza a Bahia para ouvir lideranças e comunidades

Luciano Pinheiro parabeniza Lauro de Freitas e destaca importância do município para a Bahia