51% defendem Bolsonaro inelegível; enquanto 45% são contra punição pelo TSE

Conforme pesquisa Datafolha, 51% dos eleitores brasileiros quer que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja condenado com inelegibilidade, por sua campanha contra as urnas eletrônicas, desacreditando o sistema eleitoral brasileiro mesmo antes de tomar posse, em 2019, e se torne inelegível por oito anos, conforme prevê a legislação.

Outros 45% acreditam que ele é inocente e deveria ser deve ser liberado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para disputar pleitos.

Já nos meios políticos e jurídicos, há a avaliação de que o ex-presidente corre grande risco de ser condenado ao menos em 1 das 16 ações que correm contra si no Tribunal Superior Eleitoral.

A avaliação sobre o destino desejado ao ex-presidente segue o padrão de seu apoio no eleitorado. A defesa da punição é maior entre mulheres e os mais pobres, enquanto homens pró e contra a condenação empatam e os mais ricos, defendem liberar Bolsonaro.

No levantamento realizado nos dias 29 e 30 de março, um total de 2.028 pessoas foram ouvidas, com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Related posts

Projeto quer que motoristas de Salvador recebam aviso imediato quando o carro for guinchado; proposta pode mudar rotina de quem enfrenta multas e remoções

Mudança de palco: Tiririca deixa o PL de Bolsonaro e se une ao PSD de aliados baianos

TSE autoriza a criação do Partido Missão, ligado ao MBL